Sociedade Botânica do Brasil - SBB
Notícias
31/01/2018
Eleição da Diretoria Nacional da SBB

Prezado Associado da SBB

     Esta comunicação visa divulgar o processo eleitoral para a próxima diretoria da SBB e estimular que grupos de associados se organizem para formar chapas. As informações detalhadas sobre o funcionamento da nossa sociedade estão publicadas no nosso Estatuto e Regimento, que podem ser consultados diretamente em nossa website (www.botanica.org.br).

     A SBB foi fundada em janeiro de 1950, quando um grupo de botânicos brasileiros reunidos na cidade do Rio de Janeiro se organizaram para criar um local onde questões relacionadas a conservação e biodiversidade de plantas e fungos pudessem ser discutidas. Nesses quase 70 anos de existência, a SBB se fortaleceu e contribuiu para o estabelecimento de estratégias para o desenvolvimento da pesquisa e ensino de botânica. É a SBB que promove e nos proporciona os congressos nacionais anuais e as reuniões regionais onde divulga-se o desenvolvimento científico da botânica no Brasil, onde são discutidos e compartilhados os problemas e as ações para a formação cada vez mais qualificada de botânicos, para o desenvolvimento das pesquisas, para o fortalecimento do ensino de botânica, para o compartilhamento dos saberes com a sociedade e para o bem-estar dos seres humanos. Nesses eventos, além da divulgação dos trabalhos desenvolvidos, os jovens botânicos têm a oportunidade de interagir com botânicos experientes que participam das nossas atividades. A SBB também é responsável pela Acta Botanica Brasilica, uma revista de acesso livre e reconhecimento internacional que publica gratuitamente os resultados das pesquisas científicas realizadas no Brasil e no exterior. Sem a SBB, todas essas atividades estariam em risco e desarticuladas.

     Fica evidente a importância da SBB e para isso é necessário haver alternância na equipe que conduz a nossa sociedade. O processo eleitoral foi iniciado e a comissão eleitoral que foi nomeada deverá divulgar o calendário dos trabalhos brevemente.

As chapas deverão ser aprovadas na Assembleia Geral Ordinária da SBB que ocorrerá no dia 11 de julho deste ano (quarta-feira), durante o 69 Congresso Nacional de Botânica, em Cuiabá (Mato Grosso). Para tanto, as chapas devem apresentar os respectivos programas e as propostas de trabalho. É exigência estatutária que todos os membros candidatos da Diretoria sejam associados da SBB há pelo menos 5 (cinco) anos, não tendo qualquer pendência administrativa, técnico-científica ou financeira com a SBB.

É recomendável que o Presidente e um dos Vice-Presidentes pertençam à mesma unidade da Federação ou à mesma Diretoria Regional e é exigido que sejam Doutores, tenham vínculo empregatício (ou aposentados) em instituição de ensino superior, instituição de pesquisa, órgãos governamentais ou órgãos não governamentais. Para a composição da chapa, cabe ainda ressaltar que os candidatos a Secretário Geral e a Adjunto devem ser associados efetivos e residentes em Brasília, DF.

Contamos com a participação dos associados para dar continuidade ao grandioso trabalho a SBB, o qual tivemos a honra e o privilégio de liderar desde 01 de janeiro de 2014.

 

Saudações Botânicas,

 

Dra. Renata Maria Strozi Alves Meira

Presidente da Sociedade Botânica do Brasil - SBB

EVENTOS
REVISTA ACTA