Notícias
10/04/2017
Marcha pela Ciência

Prezados sócios da SBB e botânicos de todo o Brasil.

 

No próximo dia 22 de abril (sábado) está sendo convocada a Marcha pela Ciência. Essa promoção foi iniciada nos Estados Unidos e na Europa deverá acontecer em mais de 400 cidades em todos os continentes. A SBPC está convocando as suas sociedades afiliadas para participar dessa marcha que deverá acontecer simultaneamente em todo o planeta.

 

O objetivo da marcha é chamar a atenção de estudantes, professores, cientistas e pesquisadores, governantes e tomadores de decisão, e de toda a sociedade, sobre a necessidade de apoiar e preservar as instituições e a comunidade científica de todo o planeta. Trata-se de um movimento crucial para refutar as ameaças advindas das mudanças em políticas públicas, redução e desvio de verbas e financiamentos públicos, partidarização política da ciência. A tomada de decisões políticas que não levam em consideração as evidências científicas é preocupante e inquietante. Precisamos nos manifestar contrariamente a essas atitudes.

 

A SBB (sociedade filiada a SBPC) está respondendo ao chamado da SBPC pois também acredita que a ciência está em todo lugar e afeta a vida de todos. A aplicação da ciência para a sociedade não pode estar à margem das grandes tomadas de decisão no campo político. Acreditamos que encorajar as pessoas a apreciar e se envolver com a ciência é o melhor caminho para garantir que a ciência possa influenciar diretamente nas políticas públicas.

 

Conforme a agenda oficial do evento internacional, a Marcha pela Ciência acontecerá nas cidades de São Paulo e Natal (RN) no Brasil. Pretende-se que sejam reunidas pessoas da comunidade científica e acadêmica, bem como todos os interessados na ciência como um bem comum para a melhoria da qualidade de vida de todos, e como o melhor instrumento para a evolução do conhecimento humano.

Os seguintes princípios fundamentais foram definidos pelos organizadores do evento em São Paulo:

1.     A ciência serve ao bem comum;

2.     Educação científica de ponta;

3.     Pela comunicação científica aberta, honesta e ao alcance do público;

     4.     Por políticas e regulamentos de interesse público baseados em evidências;

     5.     Pelo financiamento das pesquisas científicas e suas aplicações.

 

A SBB apoia integralmente a iniciativa de realização da Marcha pela Ciência e convida a todos seus associados a participarem do evento, em conjunto com a SBPC e com os organizadores estrangeiros da marcha. Esperamos, que esse evento possa dar início a um grande movimento planetário pela ciência como um bem comum de toda a humanidade.

 

Atenciosamente,

Renata Maria Strozi Alves Meira

Presidente da SBB

EVENTOS
REVISTA ACTA