Notícias
13/12/2016
Faleceu, em novembro passado, a palinóloga Karin Meyer.

Faleceu, em novembro passado, a palinóloga Karin Meyer

O Núcleo de Especialistas em Palinologia (Nepal) da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) informa, com pesar, o falecimento da Dra. Karin Elise Bohns Meyer, palinóloga e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A comunidade brasileira de palinólogos/as solidariza-se com seus amigos e familiares, bem como lamenta a perda de uma excelente profissional da Palinologia no Brasil.

Karin era bióloga, graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Ciências por essa mesma instituição. Era professora associada da UFMG, tendo sido diretora do Centro de Pesquisa Manoel Teixeira da Costa (CPMTC), órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG. Possuía formação específica na área de Geociências-Paleontologia, com ênfase em Palinologia do Paleozóico (Permiano da Bacia do Paraná), Palinologia do Quaternário e palinofácies.

Abaixo, segue um breve obituário, elaborado pela Dra. Karen Adami Rodrigues, professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel):

No dia 13 de novembro de 2016, faleceu aos 49 anos a colega palinóloga Karin Elise Bohns Meyer, vítima de parada cardíaca, depois de lutar bravamente contra um câncer por um ano.

Professora da UFMG, em Belo Horizonte, Karin coordenava o Centro de Pesquisa Manoel Teixeira da Costa (CPMTC), do Instituto de Geociências da instituição. Karin foi orientada durante seu mestrado e doutorado pela Professora Marleni Marques Toigo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

Era uma pessoa querida e doce com todos que convivia, sempre sensata, centrada na sua carreira e, principalmente, preocupada na formação de seus alunos da UFMG. Pessoa sensível, apegada à sua amada família e muito atenciosa nas relações com os amigos.

Karin deixa sua contribuição na Palinologia, mas, principalmente, nos deixa a presença marcante carregada de afeto e gentilezas, do abraço amigo e da palavra de conforto.

EVENTOS
REVISTA ACTA