Regulamento do Prêmio Verde

REGULAMENTO EM PDF

CAPÍTULO I - Do "Prêmio Verde" da Sociedade Botânica do Brasil 
Art. 1º- A Sociedade Botânica do Brasil (SBB) concederá o Prêmio Verde ao melhor trabalho de pesquisa realizado por estudante de graduação, com o objetivo de estimular a formação de recursos humanos e a pesquisa científica em Botânica. 
Art. 2°- O prêmio será agraciado a um estudante de graduação, contudo o orientador do trabalho premiado também será homenageado. 
Art. 3°- O valor do Prêmio a ser outorgado será definido pela Diretoria da SBB e anunciado por ocasião da divulgação do Congresso Nacional de Botânica (CNBot). 

CAPÍTULO lI - Da inscrição ao "Prêmio Verde" 
Art. 4°- A inscrição ao Prêmio Verde será feita durante o prazo definido para a submissão dos resumos ao respectivo CNBot. 
Art.· 5°- O trabalho inscrito deve ser original, completo, e não ter sido publicado anteriormente na forma de artigo completo. 
Parágrafo 1 °- O trabalho deve ter apenas dois autores: o primeiro autor é o estudante de graduação e o segundo autor o seu orientador. 
Parágrafo 2°- O trabalho inscrito ao prêmio deverá seguir as normas editoriais da Acta Botanica Brasilica, contudo podendo o texto ser em português. 
Art. 6°- O orientador deve ser associado quite da SBB. 
Art. 7°-0 estudante concorrente deve, obrigatoriamente, estar inscrito com submissão de resumo do trabalho no CNBot. 
Art. 8°- A inscrição ao Prêmio Verde será feita pelo estudante candidato mediante envio dos seguintes documentos eletrônicos (em arquivos PDF) à Secretaria da SBB: 
1- Comprovante de matrícula do estudante de graduação emitido por órgão oficial;
li - Carta de anuência do orientador (assinada); 
Ili- Trabalho original na íntegra em arquivo único (incluindo as figuras e tabelas, quando for o caso). 
Art. 9°- As inscrições com documentação incompleta não serão aceitas, assim como não serão aceitos documentos enviados após o prazo de encerramento da submissão dos resumos no CNBot.
Art. 10º- As inscrições ao Prêmio Verde serão homologadas pela Diretoria Nacional da SBB após o término do prazo para submissão dos resumos, e comunicadas aos candidatos inscritos por e-mail em até quinze dias após este período. 

CAPÍTULO IlI - Da Comissão Julgadora 
Art. 11- A Comissão Julgadora será composta por cinco membros, todos associados, quites e designados pela Diretoria Nacional da SBB, sendo que um dos membros representará a Diretoria e presidirá esta Comissão. 
Parágrafo Único - O orientador do trabalho inscrito não poderá fazer parte da Comissão Julgadora. 
Art. 12- A Comissão Julgadora receberá os trabalhos concorrentes e os avaliará de acordo com a originalidade, relevância para a área específica e sua contribuição à Botânica em geral. 
Art. 13- Os trabalhos serão selecionados pela Comissão Julgadora para apresentação oral durante o CNBot. 
Parágrafo 1°- Os autores candidatos cujos trabalhos forem selecionados para apresentação oral serão comunicados com aproximadamente um mês de antecedência do início do CNBot. 
Parágrafo 2°- O Prêmio Verde só será concedido nos anos em que houver mais de um trabalho selecionado. 
Parágrafo 3°- Os trabalhos não selecionados continuarão inscritos no congresso, contudo serão alocados na respectiva sessão científica para apresentação sob a forma de painel. 
Art. 14- Após a apresentação oral dos trabalhos selecionados, a Comissão Julgadora se reunirá para avaliação final dos candidatos e definição do resultado. 
Parágrafo 1°- A Comissão Julgadora redigirá uma Ata com o resultado final da avaliação, que ficará sob a responsabilidade do seu Presidente. 
Parágrafo 2°- O Resultado será revelado somente na Cerimônia de Encerramento do CN Bot. 
Art. 15 - Às decisões da Comissão Julgadora não caberá recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo e da premiação. 

CAPÍTULO IV - Da apresentação 
Art. 16 - Os trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora serão apresentados na forma oral durante o CNBot. 
Parágrafo 1°- O tempo de apresentação para cada estudante candidato será de no máximo 15 minutos, seguidos de 5 minutos de discussão. 

Parágrafo 2º- O arquivo digital, com a apresentação oral, deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Julgadora, no início da sessão. 
Parágrafo 3°- O estudante candidato não poderá assistir à apresentação oral do seu concorrente. 
Parágrafo 4°- Após a apresentação oral dos trabalhos, os candidatos receberão um Certificado de participação na Sessão de Julgamento do Prêmio Verde. 
Art. 17 - Os estudantes candidatos ao Prêmio Verde deverão preparar um pôster, segundo as normas do CNBot, para ser exposto, em local de destaque, durante todo o evento, sendo afixado no domingo e recolhido na sexta-feira. 

CAPÍTULO V - Da entrega do Prêmio 
Art. 18 - O Prêmio Verde será anunciado e entregue durante a Cerimônia de encerramento do CNBot. 
Art. 19 - A outorga do Prêmio será feita pelo Presidente da Comissão Julgadora ou pelo representante do patrocínio. 

CAPÍTULO VI - Disposições Gerais 
Art. 20 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora, ouvido o Presidente da Diretoria da SBB, se necessário, cujas decisões, nos termos do presente Regulamento, serão irrecorríveis. 
Vitória, 30 de setembro de 2016 

EVENTOS
REVISTA ACTA